Situada na Região Centro Oeste do Estado de São Paulo, Lençóis Paulista é reconhecida por seu desenvolvimento no interior do Estado.
A cidade oferece um ambiente propício para negócios, estando a apenas 295 km da capital São Paulo, o maior centro econômico do país. Possui localização privilegiada, está às margens da Rodovia Marechal Rondon (SP-300) em um trecho duplicado com acesso também à Rodovia Osni Mateus (SP-261). Possui malha ferroviária para transporte de cargas, aeroporto para pouso e decolagem de pequenas aeronaves, além de estar próximo à Hidrovia Tietê-Paraná (Pederneiras) e do Aeroporto Internacional Moussa Nakhl Tobias (Bauru-Arealva).
Lençóis Paulista reúne aspectos importantes para o investidor. Possui notável qualidade de vida e política urbana, excelente infraestrutura de telecomunicações, conectividade, energia, logística, saneamento, abastecimento, além de disponibilidade de recursos naturais.
A economia do município tem hoje uma multiplicidade de atividades industriais nos mais diversos ramos, além de contar com mão de obra qualificada formada na própria cidade por instituições públicas e privadas estabelecidas no município.
A cidade oferece incentivos fiscais como isenção de ITBI, IPTU e taxas diversas, à empresas industriais, comerciais e/ou prestadoras de serviços que venham a se instalar ou ampliar seus negócios em Lençóis Paulista.
Além disso, possui um Distrito Empresarial com completa infraestrutura (água, esgoto, energia, gás natural, pavimentação asfáltica), aprovado e licenciado pelos órgãos competentes e oficiais.
Situa
Situa
Índice de Desenvolvimento Humano – IDHM
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM) de Lençóis Paulista é 0,764 (Atlas do Desenvolvimento
Humano no Brasil, 2010), o que enquadra o município na faixa de Desenvolvimento Humano Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799). O município ocupa o 142º lugar no ranking entre os 645 municípios do Estado de São Paulo e o 304º lugar entre os 5.564 municípios brasileiros.
A dimensão que mais contribui para o IDHM do município é Longevidade, com índice de 0,837, seguida de Renda, com índice de 0,743, e de Educação, com índice de 0,717.
Índice Paulista de Responsabilidade Social
O Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS) de 2018, coloca o município no grupo considerado dinâmico, devido ao nível elevado de riqueza e bons níveis nos indicadores sociais (longevidade e escolaridade).
Índice de Governança Municipal do Conselho Federal de Administração 2022
No índice IGM-CFA Lençóis Paulista figura na 2ª posição no grupo de localidades com o mesmo perfil econômico. O levantamento consiste em uma métrica da governança pública que avalia todas as 5.570 cidades brasileiras a partir de três dimensões (Finanças, Gestão e Desempenho).
O IGM 2022 considera áreas como saúde, educação, saneamento básico, meio ambiente, gestão fiscal, habitação, recursos humanos, transparência e violência. A elaboração do índice é feita a partir de um extenso banco de dados com informações obtidas em bases públicas como IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), DataSUS (Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde) e STN (Secretaria do Tesouro Nacional).
Lençóis Paulista, que integra o Grupo 6 ao lado de outras 177 cidades com população entre 50 mil e 100 mil habitantes, alcançou o quinto melhor índice do ranking nacional e o quarto do estado de São Paulo, com IGM 8,28, obtendo índices de 8,38 em Finanças, 7,68 em Gestão e 8,79 em Desempenho.
Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil da ONU
Lençóis Paulista é a 16ª colocada entre as 5.570 cidades brasileiras, e a melhor classificado entre os municípios da microrregião de Bauru, no ranking de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas), que mede o progresso das cidades no cumprimento de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O Índice faz parte de uma série de relatórios produzidos pela Sustainable Development Solutions
Network (SDSN) para acompanhar a implementação dos ODS nos países-membros da ONU, como o
Brasil. Os indicadores são provenientes de diversas fontes nacionais, como por exemplo o
Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IGBE), ou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
IFDM – Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal
O IFDM – Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal – é um estudo do Sistema FIRJAN que acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico de todos os mais de 5 mil municípios brasileiros em três áreas de atuação: Emprego & renda, Educação e Saúde. Criado em 2008, ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.
No IFDM-2018, Lençóis Paulista figurou entre os 100 municípios mais desenvolvidos do país, na posição 91° e no Estado na colocação 54°.
Situa
Histórico
É muito provável que os primeiros povoadores de Lençóis tenham vindo nas primeiras décadas do século
XIX, entre 1800 e 1830. Como o registro de terras só passou a ser mais bem controlado a partir de 1850, é difícil determinar com precisão o início da povoação.
Sabe-se que em 1834, Pedro Nardes Ribeiro se apossou de terras às margens do Ribeirão Grande, nas proximidades de Aimorés (atual distrito de Bauru) e Guaianás (atual distrito de Pederneiras). Na mesma época, Pedro Francisco Pinto atravessou a Serra dos agudos e tentou se instalar na bacia do Rio Batalha, onde foi morto pelos índios. Sebastião Pereira iniciou lavoura próxima ao Ribeirão da Água Parada, nas proximidades de Bauru. Em novembro de 1863, Francisco Rodrigues de Campos, registrou em Lençóes a venda de vários lotes de terras próximas ao Rio Batalha, dos quais teriam tomado posse entre 1830 e 1835. Como esses locais ficam além de Lençóis, conclui-se que a povoação aqui já tinha certo tempo.
Quando o número de povoadores foi crescendo na região, durante a primeira metade do século XIX, inúmeros agrupamentos rurais surgiram, todos englobados na designação geral de Bairro dos Lençóes. O bairro foi elevado à freguesia em 28 de abril de 1858, pela Lei n7 36 da Província de São Paulo, ficando subordinado à Vila de Botucatu. Sete anos depois, em 25 de abril de 1865, pela Lei n7 90, a freguesia foi elevada a Vila de Lençóes. A comarca foi criada em 7 de maio de 1877 e instalada em 20 de outubro do mesmo ano. Pouco tempo depois de ser elevado à Vila, Lençóis desmembrou-se de Botucatu.
Origem do Nome Lençóis Paulista
Graças às cartas cartográficas que mapearam os afluentes do Rio Tietê, sabe-se que pelo menos desde
1770, a região do Rio Lençóis é conhecida como tal. Posteriormente, o povoado do Ribeirão dos Lençóis, como aconteceu com tantas outras cidades, adotou o nome do rio do qual era vizinho. No entanto, a razão pela qual os primeiros desbravadores referiam-se ao rio pelo nome de Lençóis ainda é desconhecida.
Segundo Alexandre Chitto em seu livro “Lençóis Paulista Boca do Sertão”, não há consenso sobre a origem do nome. O historiador apresenta três possíveis versões, nas quais a referência é literal. A primeira versão seria a de uma espécie de capim florido (capim-favorito) que tomava grandes extensões de terra as margens do rio, dando-lhe um aspecto de um imenso lençol colorido. Outra versão teria o mesmo sentido do lençol florido, mas seria o resultado de flores de gabiroba (espécie de arbusto frutífero) caídas no chão. A versão mais consistente, todavia, é a que sugere que o nome seria dado em função do próprio rio, que em determinado momento, em sua desembocadura, formava ondas que refletidas pelo sol pareciam lençóis d’água.
Além de mexer nas divisas dos municípios, o governo de Vargas mexeu também nos seus nomes. Uma das novas regras era de que duas ou mais cidades não poderiam ter o mesmo nome em todo o país.
A determinação para a mudança veio em dezembro de 1943. Antes disso, em 1941, devido a uma reforma ortográfica na língua portuguesa, a grafia do nome já havia mudado de “Lençóes” para “Lençóis”. Como já existia uma cidade chamada Lençóis mais antiga, na Bahia, esta ficou com o direito sobre o nome.
Dentro do Diretório Municipal de Geografia foi formada uma comissão incumbida de tratar do assunto. A comissão solicitou às autoridades estaduais a manutenção do nome, argumentando ser a vontade do povo. A comissão afirmava que tal aspiração encontrava fundas raízes na opinião pública local, pois o nome baseava-se numa tradição popular e o local era assim chamado desde o início de seu povoamento. Caso não fosse possível manter o nome original, a comissão sugeriu os nomes de Rio Lençóis ou Lençóis
Paulista. A cidade não teve sucesso nos argumentos e em 17 de janeiro de 1945 a ata da sessão solene inaugural do quadro territorial da República que vigoraria até 1948 trazia um novo nome: Ubirama, que na língua tupi significava região aprazível.
Naquele mesmo ano de 1945, Getúlio Vargas foi deposto, mas o município carregou o nome Ubirama por mais quatro anos. Com o fim do Estado Novo de Vargas, os municípios reconquistam a autonomia para eleger seus prefeitos e vereadores, o que acontece em 1947. Em 17 de janeiro de 1948 é reinstalada a nova Câmara de Vereadores de Ubirama. Uma de suas primeiras soluções foi rever a questão do nome, que em 17 de janeiro de 1949 voltou a ser Lençóis, acrescido do complemento Paulista.
Localização Geográfica
Lençóis Paulista possui área total de 809,541 km² e está localizada na região central do Estado de São Paulo. A cidade integra a Região Administrativa de Bauru, composta por mais 38 municípios.
O município possui apenas um distrito, o de Alfredo Guedes, criado pelo Decreto nº 6.753, de 6 de outubro de 1934, com sede na povoação do mesmo nome e terras desmembradas do distrito sede de Lençóis Paulista.
Lençóis Paulista faz divisa com os municípios de Macatuba e Pederneiras ao norte, Avaré e Botucatu ao Sul, Areiópolis e São Manuel ao leste e Borebi e Agudos a oeste.
Clima
As características climáticas do município de Lençóis Paulista enquadram-se no clima tropical, com inverno seco e verão chuvoso.
Altitude: situada a cerca de 550 metros acima do nível do mar, apresenta temperaturas mais amenas que as cidades litorâneas e do extremo oeste do Estado de São Paulo. Longitude: localizada a 48°49’ W. Latitude: está localizada a 22°36'S, inserida na zona térmica da Terra, convencionalmente classificada como de clima tropical. Entretanto, devido à sua proximidade com a zona térmica subtropical, sofre influência do clima temperado, sobretudo nos meses de inverno, cujo resultado é a queda da temperatura, podendo até ocorrer alguns dias de geada.
A temperatura média anual é de 22,5°C.
Geologia
Em Lençóis Paulista, como no resto do Estado, o embasamento é denominado de cristalino, que data do início da Terra, há cerca de cinco bilhões de anos. Após, entre o final do período Carbonífero e o início do Permiano, o interior do Estado de São Paulo esteve submerso, ou seja, havia um mar interiorano, denominado de mar epicontinental, que significa que tinha pouca profundidade e localiza-se sobre a plataforma continental. Conforme descobertas feitas por geólogos, as provas são restos de animais marinhos e camadas sedimentares calcárias. O mar interiorano propiciou a sedimentação de diversos tipos de elementos que foram empilhados em sequências, resultando diferentes ambientes de deposição e diferentes materiais que constituem o solo do interior paulista.
Em Lençóis Paulista o capeamento sedimentar termina superiormente com dois tipos de formação: Serra Geral, no período Jurássico, e Bauru, no período Cretáceo. Como são formações recentes, escasseiam-se os fósseis, embora não seja descartada a presença de espécies de mesossaurídios na região, já que se encontra na extensa Bacia do Paraná.
Relevo
Lençóis Paulista está localizado no Planalto da Bacia do Paraná, o município está na área de transição entre o Planalto da Bacia do Paraná e a Cuesta Basáltica, mais precisamente situado no reverso da Cuesta.
Não há grandes diferenças de altitude; porém, na zona urbana de Lençóis Paulista essa pequena diferença ganha significado. A cidade está situada sobre um espigão que atribui ao local um desnível, entre o ponto mais alto e o mais baixo, de aproximadamente 132 metros. O ponto mais baixo são as margens do Rio Lençóis, que atravessam a Zona Urbana, com 530 metros, e o mais alto é o bairro Jardim São Judas Tadeu, com 662,5 metros.
Solo
O município de Lençóis Paulista apresenta dois grandes grupos de solos – Latossolo e Argissolo, provenientes de intemperismos, que são processos químicos, físicos e/ou biológicos de desintegração e/ou degradação e decomposição de rochas, causados por agentes geológicos diversos junto a superfície da crosta terrestre. Desta forma, a rocha primitiva foi sendo "corroída", desmanchando-se e transformando-se em sedimentos (o solo, propriamente dito).
Vale a pena lembrar que o manto de intemperismo que forma o solo atualmente originou-se no local, ou seja, não foi transportado até o ponto atual e sim se formou no local em que se encontra hoje.
O latossolo vermelho-escuro, predominante solo do município, apresenta uma coloração vermelha intensa, resultado da presença de óxidos de ferro e alumínio em sua composição. Algumas características desse solo incluem: profundidade, podendo atingir vários metros de profundidade; textura predominante argilosa, o que favorece a retenção de água e nutrientes; acidez, normalmente com pH abaixo de 5,5; nutrientes, sendo rico em alumínio e ferro; vegetação natural de cerrado em áreas preservadas; utilização comum para agricultura, especialmente para culturas de cana-de-açúcar, soja e milho. Este tipo de solo é considerado um solo bastante fértil, sendo importante a adoção de práticas sustentáveis de manejo para garantir a sua qualidade e preservação.
O latossolo roxo, também encontrado no município, conhecido também como terra roxa, tem como principal característica a tonalidade vermelha, formada após milhões de anos de decomposição de rochas balsáticas. Esse tipo de solo é muito rico em óxidos minerais, tornando uma ótima alternativa para o plantio de diversas culturas, principalmente para plantio de grãos como soja, milho e trigo, além de cana-de-açúcar e café. Por sua grande fertilidade, as terras roxas são muito valorizadas, as mais caras do Brasil.
Vegetação
A vegetação original do município de Lençóis Paulista é representada pelo tipo Cerrado (savana brasileira), conhecido como Campos Gerais.
O cerrado é uma vegetação composta de árvores e arbustos ressequidos associados a uma vegetação baixa e inferior (gramíneas). As espécies arbustivas possuem troncos retorcidos, caule grosso e casca espessa. É um importante bioma que apresenta aspectos semelhantes em todo o seu território, como clima, latitude, relevo, tipo de solo, regime de chuvas, além do conjunto de seres vivos característicos do local, podendo ser subdividido em bioma terrestre ou aquático.
Hidrografia
A área do município de Lençóis Paulista está localizada na Unidade Gerenciamento de Recursos Hídricos 13 (UGRHI-13) – Tietê/Jacaré. A Unidade Hidrográfica abrange 34 municípios: Agudos, Araraquara, Arealva, Areiópolis, Bariri, Barra Bonita, Bauru, Boa Esperança do Sul, Bocaina, Boracéia, Borebi, Brotas, Dois Córregos, Dourado, Gavião Peixoto, Iacanga, Ibaté, Ibitinga, Igaraçu do Tietê, Itaju, Itapuí, Itirapina, Jaú, Lençóis Paulistas, Macatuba, Mineiros do Tietê, Nova Europa, Pederneiras, Ribeirão Bonito, São Carlos, São Manuel, Tabatinga, Torrinha, Trabiju.
Embora pertença a uma bacia em que há abundância de água, o município de Lençóis não se destaca por possuir recursos hídricos com grande volume de água. No entanto, suas terras são drenadas pelo Rio Lençóis e por numerosos ribeirões e córregos.
O Rio Lençóis nasce na Fazenda São Benedito, Serra da Jacutinga, município de Agudos, e desemboca nas águas do Rio Tietê, no município de Macatuba, após atravessar Lençóis no sentido Oeste-Leste. É responsável por 52% do abastecimento da cidade. A Bacia do Rio Lençóis, que abrange uma área de
574,4km², tem seu sistema hidrográfico distribuído por sete municípios da região Centro-oeste Paulista (Agudos, Areiópolis, Borebi, Lençóis Paulista, Macatuba, São Manuel e Igaraçu do Tietê). Entre os 35 córregos e ribeirões, ganham importância o da Prata, do Corvo Branco e Cachoeirinha, que banham a zona urbana de Lençóis Paulista.
População
Segundo dados do censo 2022 do instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população de Lençóis Paulista correspondia em 2022 a 66.505 habitantes. Já dados do Cadastro Municipal de Pessoas, que reúne o cadastro de munícipes e dá acesso aos mais diversos serviços exclusivos ao morador da cidade, em 31 de dezembro de 2022, Lençóis Paulista possuía 69.589 cadastros ativos, número esse considerado a população local até a data mencionada.
A Fundação Seade, centro de referência nacional na produção e disseminação de análises e estatísticas socioeconômicas e demográficas, disponibiliza dados das pesquisas diretas produzidas, onde é possível verificar a caracterização de diferentes aspectos da realidade socioeconômica do município, referente a população residente projetada até 1º de julho de 2023, conforme a seguir:
Emprego formal e salário médio
Segundo dados do Ministério do Trabalho e Previdência disponibilizados pela Fundação Seade, em 2020 o número de empregos formais correspondia a 26.361, 40% da população ocupada, e o salário médio a R$ 3.151. A seguir, apresentamos o painel de informações consultado na plataforma online do Seade.
Economia local
Lençóis Paulista tem apresentado nos últimos anos um crescimento acima da média paulista e brasileira, o que deve redundar em excelentes perspectivas.
Em Lençóis Paulista, a produção agrícola é dividida em lavoura permanente e lavoura temporária. Entre os produtos gerados pela lavoura permanente estão o café, laranja, banana e uva. Na lavoura temporária, a cana-de-açúcar, milho e soja.
Na extração vegetal e silvicultura o município conta com o eucalipto e pinus na produção de lenha e madeira em tora.
A cana-de-açúcar e o eucalipto são responsáveis pelo maior uso do solo rural.
A economia do município tem hoje uma multiplicidade de atividades industriais nos mais diversos ramos, das quais destacamos: indústrias de material plástico; rerrefino óleo lubrificante; celulose; papel; álcool; alimentos (açúcar, macarrão, biscoitos, vinagre, cereais, levedura); frigorífico (bovinos e suínos); bebidas (cerveja, cachaça e vinho); cosméticos; gráfico; metalúrgica e siderúrgica (estruturas metálicas); e artefatos em madeira.
Na cidade estão estabelecidas grandes corporações empresariais, tanto nacionais como multinacionais, entre elas estão o Grupo Lwart, Grupo RGE (Bracell São Paulo), Zilor, Sika do Brasil, M. Dias Branco (Zabet / Adria), Frigol, Forever Liss, Grunner, Orsi, Belmont, Grupo Lpnet (Desktop), Lutepel, Thomriss, Safra Sul, Estrututel, entre outras. Empresas essas que, em parceria com a Administração Municipal, têm impulsionado o desenvolvimento do município e da região, contribuindo para a atração de investimentos e contínuo crescimento da cadeia produtiva local.
Produto Interno Bruto
No que se refere ao Produto Interno Bruto Total a preços correntes do município, os dados mais recentes registrados pelo IBGE no ano de 2020 indicam o valor de R$ 4.277.63 e o PIB per capita R$
61.713,72. Número esse acima da média nacional de R$ 31.833 e do Estado de R$ 53.263 para o ano.
Mercado consumidor
Lençóis Paulista é localizado no estado que possui o maior mercado consumidor do Brasil – o Estado de São Paulo.
Com uma renda per capita quase 94% maior que a média nacional, a população lençoense tem acesso a bens e serviços mais variados do que a maioria do país. De acordo com a pesquisa de Síntese de Indicadores Sociais do IBGE, de 2020, o potencial de consumo dos lares paulistas é 32,54% maior que a média dos brasileiros. Já os dados do Índice de Potencial de Consumo (IPC Marketing), de 2022, mostram que o mercado de SP tem um potencial de compras de R$ 1,56 trilhão, isso representa mais de 25% do potencial brasileiro. Na Região Geográfica Imediata, Lençóis Paulista é a segunda cidade com maior população e o terceiro com maior PIB (R$ 61.713,72, em 2020). O PIB per capita, assim como o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidade da ONU evidenciam o aumento do poder de compra da população do município.
O comércio lençoense foi fomentado pela demanda decorrente dos melhores rendimentos da população e impulsionado, também, pelas áreas industriais e de serviços em expansão na cidade. A atividade comercial é forte e diversificada, composta pelos comerciantes de origem local e grandes redes hoje instaladas no município, tais como Casas Bahia, Lojas Americanas, Magazine Luiza, Lojas Cem e, também, franquias como Cacau Show, Brasil Cacau, O Boticário, Café do Feirante, Subway, Bar do Português, entre outras. O comércio é o terceiro empregador formal da cidade, com 4.442 empregados em dezembro de 2022, representando 17% do total dos empregos formais locais.
O comércio lençoense também exerce influência sobre as cidades de menor porte da vizinhança que, devido a proximidade geográfica e oferta de uma maior quantidade e qualidade de serviços e produtos do que nessas cidades, encontram em Lençóis Paulista um maior conjunto e variedade de bens de consumo oferecidos pelos comerciantes locais.
Balança Comercial
De acordo com informações da Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, na balança comercial do ano de 2022, Lençóis Paulista alcançou um superávit recorde de 577,8 milhões (US$ FOB), sendo as importações equivalentes a 434,4 milhões (US$ FOB) e exportações 1.012 bilhão (US$ FOB).
Em comparação com o ano de 2021, o município teve um aumento no superávit de 529%. No período de referência o município atingiu 91,8 milhões (US$ FOB) de superávit, considerando as importações (US$ 158,4 milhões) e exportações (US$ 250,3 milhões) no período.
Dentre os produtos mais exportados estão os produtos de pasta de madeira e produtos do reino animal, principalmente as carnes. Os principais exportadores dos produtos brasileiros, em sua maior parte, são os países asiáticos, seguidos dos países europeus.
Educação Profissional
Lençóis Paulista conta com a oferta de vários cursos profissionalizantes, técnicos e universitários, com oferta local e regional, oferecidos por instituições públicas e privadas, tornando-a uma opção atrativa para novos investimentos, especialmente pela disponibilidade de mão de obra qualificada em diversos níveis.
No município, destacamos o SENAI, reconhecido pelo alto nível dos cursos de aprendizagem industrial e formação profissional; a ETEC Cidade do Livro que oferece ensino médio e técnico de referência; o Centro Municipal de Formação Profissional atuante no ensino de diversos cursos profissionalizantes; e a UNIVESP – Universidade Virtual do Estado de São Paulo que oferece cursos de altíssima qualidade na modalidade à distância.
A administração municipal mantém ainda a parceria com outras instituições como o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE, além de acessar os programas de qualificação do Governo do Estado de São Paulo visando o atendimento das demandas profissionais locais.
No município estão estabelecidos sete polos de instituições de Ensino Superior: Anhanguera, Centro
Universitário UNINTER, UNIASSELVI, Universidade Paulista (UNIP), UNICESUMAR, Universidade Cruzeiro do Sul Virtual e Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP). Por essas instituições são oferecidos cursos nas mais diversas áreas de ensino técnico, bacharelado, licenciatura e pós-graduação distribuídos nas modalidades semipresencial e à distância.
Lençóis Paulista ainda está próxima aos campi das principais faculdades, universidades e centros universitários do Estado e da região, tais como: USP, UNESP, UNIP, ITE, Unisagrado, entre outras.
Educação
Lençóis Paulista conta com uma ampla rede de escolas públicas e privadas, que asseguram a oferta de educação básica às crianças e aos jovens residentes no município.
Ao todo, são: 20 escolas municipais, 7 escolas estaduais, 13 creches e escolas particulares.
Saúde
Lençóis Paulista conta com ampla rede de estabelecimentos de saúde públicos e privados.
No município são criadas e administradas as atividades de atendimento médico à população local. Para tal mantem Unidades Básica de Saúde, Programa de Saúde da Família, Pronto Atendimento e Pronto Socorro estruturados para atender de maneira adequado seus usuários.
Com a implantação do Programa Saúde 10, as Unidades Básicas de Saúde e Estratégias Saúde da Família do município tiveram o horário de atendimento ampliado para o período noturno e aos sábados.
Unidade de Pronto Atendimento
O Município possui uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com atendimento contínuo de 24 horas por dia. Realiza o atendimento de urgência e emergência, pré-hospitalar, Resgate Integrado e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Hospital e Maternidade
Lençóis Paulista possui um único hospital, Associação Beneficente Hospital Nossa Senhora da Piedade, o qual disponibiliza serviços nas especialidades de Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Ortopedia, Neurologia, Anestesia, Cardiologia, Laboratório de Análises Clínicas, Diagnóstico por Imagem, Ecocardiograma, Endoscopia, Colonoscopia, Gastroenterologia, Urologia, Otorrinolaringologia, Infectologia, Oftalmologia, Dermatologia e Quimioterapia.
O Hospital também possui uma Unidade de Terapia Intensiva - UTI que atende toda demanda do município e região, quando necessário, disponibilizando equipe multidisciplinar e médicos em 24 horas presenciais. Além disso, conta com a Maternidade Angelina Zillo, responsável pelo atendimento secundário, realiza partos e atendimentos obstétricos de média e baixa complexidade. Ao total são 26 leitos disponíveis, atendidos através do Sistema Único de Saúde – SUS e planos de saúde particulares.
Abastecimento de Água
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Lençóis Paulista é a entidade autárquica responsável pelo abastecimento de água e tratamento de esgoto no município de Lençóis Paulista, sua sede administrativa e Distrito de Alfredo Guedes. Foi instituída pela Lei Municipal 922, de 05 de agosto de 1969, e regulamentada pelo Decreto Executivo nº 36/69. A autarquia entrou em funcionamento no início de janeiro de 1970.
O SAAE produz e distribui atualmente em torno de 34 milhões de litros de água por dia, para mais de 28 mil imóveis. A maior parte, 52%, é captada do Rio Lençóis, com o ponto de captação localizado na própria Estação de Tratamento de Água e que pertence à bacia hidrográfica do Rio Tietê / Jacaré, e a sua qualidade é definida pela Resolução CONAMA 357/2005, do Ministério do Meio Ambiente, e monitorada pelos órgãos ambientais estaduais.
Os outros 48% da água produzida, ficam por conta de 16 poços semi artesianos em atividade localizados nas áreas urbana e rural, que pertencem ao aquífero Guarani e Serra Geral.
Para armazenar toda essa água produzida, diariamente, o SAAE conta com 28 reservatórios ativos.
Para garantir que a água fornecida a população seja potável, o SAAE busca fontes de água de boa qualidade e processo de tratamento adequado para eliminar todos os agentes que possam ameaçar a saúde da população. Todas as etapas do processo de tratamento, atendem os padrões de potabilidade exigidos pelo Ministério da Saúde, baseados na Organização Mundial da Saúde.
O SAAE realiza todos os dias análises da água na saída do tratamento e, semanalmente, na rede de distribuição, onde as amostras são coletadas na unidade fornecedora de água dos imóveis (cavalete de entrada), assegurando assim à qualidade da água produzida e distribuída a população.
Tratamento de Esgoto
O SAAE também é responsável pela ETE - Estação de Tratamento de Esgotos, que entrou em funcionamento no dia 18 de março de 2013.
O sistema de tratamento de esgoto de Lençóis Paulista é composto por interceptores, estações elevatórias intermediárias, dispositivos de transposição (travessia aérea), emissários que conduzem os esgotos para a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE). Esta é constituída por gradeamento e desareadores (tratamento preliminar), estação elevatória principal, linha de recalque, lagoas de estabilização (tratamento secundário), linha de retorno do esgoto tratado e escada de aeração. A ETE Lençóis Paulista apresenta o sistema de lagoas de estabilização conhecido por Sistema Australiano, composto por uma série de lagoa anaeróbia e facultativa. Em Alfredo Guedes o processo de tratamento de esgotos se dá por meio de reatores compactos, sendo os processos de lodos ativados, modalidade aeração modificada, antecipado por reator anaeróbio de fluxo ascendente (UASB). Atualmente, 100% dos esgotos coletados são tratados em Lençóis Paulista e Alfredo Guedes.
O Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Lençóis Paulista está realizado na região central da cidade, à Rua XV de Novembro, nº 1.111. O telefone para contato é o (14) 3269-7700.
Coleta de Resíduos Sólidos
O município adotou gradativamente, a partir de 2019, o sistema de coleta seletiva através de contentores. O Programa Coleta Certa é um mecanismo de recolha dos resíduos, os quais são classificados de acordo com sua origem e depositados em contentores indicados por cores. Já são mais de três mil equipamentos espalhados por toda a cidade.
O projeto consiste na disposição de uma dupla de contentores pelas ruas dos bairros, 24 horas por dia durante toda a semana. Os azuis são destinados ao descarte de resíduos orgânicos, enquanto os verdes são para os resíduos recicláveis. O recolhimento dos resíduos é mecanizado, o contentor já possui o dispositivo de engate para facilitar a acoplagem ao caminhão coletor, que realiza o processo de despejo na caçamba compactadora sem a necessidade de participação direta do homem. Os resíduos orgânicos, do contentor azul, são transportados para o aterro sanitário, enquanto os do contentor verde são destinados à Cooperativa de Reciclagem de Lençóis Paulista. Um fator positivo do Coleta certa foi o aumento de vida útil do aterro sanitário, que passou a receber menos resíduos sólidos, devido a separação dos materiais recicláveis.
A Prefeitura Municipal possui parceria com a Associação dos Deficiente Físicos de Lençóis Paulista, a Cooperativa de Reciclagem de Lençóis Paulista - ADEFILP e COOPRELP para o desenvolvimento do projeto de tratamento dos resíduos sólidos produzidos no município. A iniciativa propiciou aos coletores de lixo a inserção no mercado de trabalho formal, melhorando assim as condições de trabalho e renda desses trabalhadores.
O município possui ainda a Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil, que recebe material residual das construções e demolições no município. Após a triagem, os entulhos da Classe A (concreto, material cerâmico e argamassa) são transportados para um britador que realiza a trituração. O produto final é reaproveitado na recuperação de estradas rurais em substituição ao cascalho e à piçarra, que são extraídos das jazidas naturais.
A coleta de resíduos sólidos é realizada pela Prefeitura Municipal e atende 100% dos domicílios urbanos.
Energia
A Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) é responsável pelo fornecimento de energia elétrica em
Lençóis Paulista. A CPFL possui no município duas subestações de energia elétrica: Subestação Lençóis e Subestação Gaivota.
Segundo dados da Secretaria Estadual de Energia e Mineração, em 2020, dado esse mais recente, o município possuía 27.860 instalações com consumo no ano de 199.359.510 KWh.
As empresas Bracell (Grupo RGE) e Zilor, estabelecidos no município, são cogeradoras de energia a partir da biomassa. A energia produzida é utilizada para o próprio consumo das empresas, o volume excedente pelas termoelétricas é comercializado por meio de contratos firmados com as distribuidoras de energia, no chamado mercado regulado, e de contratos bilaterais com comercializadoras independentes, que atuam no mercado livre. Ambas as operações seguem as regras e parâmetros estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
O Grupo IBS Energy, com sede em São Paulo, anunciou o investimento estimado de R$ 600 milhões em Lençóis Paulista para a construção da Usina Termelétrica Cidade do Livro, prevista para operar em 2024.
A unidade terá capacidade de geração de 80 MWM de energia utilizando a madeira como biomassa. A energia gerada será comercializada e injetada na rede de transmissão, sob operação da CPFL.
O município também dispõe de malha dutoviária de gás natural distribuído pela GasBrasiliano. O gasoduto atende as indústrias localizadas na região central do município e o Distrito Empresarial
Em 2020, Lençóis Paulista ocupa a posição n° 85 no Ranking Paulista de Energia, que engloba o consumo de energia elétrica, gás natural, gás comprimido, etanol e derivados do petróleo. O município tem participação de 0,23 % no consumo do Estado.
Iluminação Pública
O Programa 100% LED contempla a melhoria da infraestrutura urbana, a segurança para a população, e a economia e a sustentabilidade para o município por se tratar de uma tecnologia muito mais eficaz e econômica.
O Programa possibilitou a troca de mais de 10 mil pontos (lâmpadas de sódio, mercúrio e metálico) por lâmpadas de tecnologia LED, com investimentos da ordem de R$7 milhões.
As lâmpadas e luminárias de LED são totalmente sustentáveis, pois não contêm nenhum elemento poluente ou contaminante, tais como as lâmpadas fluorescentes, que podem conter mercúrio e outros metais pesados. Além disso, a eficácia na iluminação é cerca de 53% superior às lâmpadas fluorescentes, e a economia de energia em relação às lâmpadas fluorescentes é de 45%. A vida útil das luminárias de LED também é 60% maior que as fluorescentes, além dos equipamentos terem garantia de 5 anos.
Telefonia, Internet e Conectividade
Quanto a telefonia fixa, a Vivo e a Desktop/Lpnet são as operadoras que realizam o atendimento no município. No que se refere a telefonia e internet móvel, há a cobertura 4.5G das operadoras Vivo e Claro, 4G da Tim e 3G da Oi.
O município possui infraestrutura de Internet banda larga de alta velocidade através de conexão por meio de fibra ótica, além de conexão via rádio e internet móvel.
Atualmente, existem dois provedores locais de acesso à internet, a Desktop /Lpnet (fibra ótica, tv por assinatura e telefonia fixa) e a Davoi (fibra ótica e via rádio). Além dessas empresas, o município é atendido pela Vivo e Claro.
A Prefeitura Municipal ainda disponibiliza o acesso gratuito à internet Wi-Fi para a população em geral, disponível para uso em diversos locais da cidade, sendo necessário a realização prévia de cadastro.
Comunicação
A cidade conta com agências postais dos Correios, assim como emissoras de rádio AM e FM, jornais e revistas impressos e digitais de abrangência regional, além de receber os sinais de transmissão das principais emissoras brasileiras.
Transporte Público Urbano
Lençóis Paulista conta com sistema de transporte coletivo urbano por fretamento pelo município, com oferecimento de valor da passagem a R$ 2. As linhas atendem todos os bairros da cidade, inclusive aos feriados e finais de semana.
A cidade conta com o Terminal Rodoviário Interbairros Itagiba Mourão instalado na Estação Ferroviária, região central da cidade. No Distrito de Alfredo Guedes existe o Terminal Rodoviário Ernesto Ribeiro utilizado pela empresa de transporte coletivo para transportar os habitantes do distrito até a cidade.
Segurança
O sistema de segurança pública do município engloba os serviços de policiamento, bombeiros, serviços de busca de salvamento, brigadas de incêndio, guarda civil e defesa civil municipal.
Logistica e meios de acesso
Rodoviário
O município conta com a conveniência de estar localizado às margens de importantes rodovias, a Rod.
Marechal Rondon (SP-300) em um trecho totalmente duplicado com acesso também à Rod. Osny Mateus (SP-261). Lençóis Paulista dispõe, ainda, de uma bem desenvolvida infraestrutura de transportes, incluindo rodovias municipais pavimentadas, estradas rurais e vias que facilitam o acesso e a mobilidade urbana.
A infraestrutura de acesso concentra-se na porção Norte da área do município, região onde encontrasse o seu centro urbano.
Frota de veículos
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) em 2022, a frota do município corresponde a 54.560 veículos, distribuídos por tipo conforme tabela abaixo.
Ferroviário
Lençóis Paulista possui malha ferroviária. Contudo, a Estrada de Ferro Sorocabana é utilizada apenas para o transporte de cargas e, atualmente, é administrada pela concessionária Rumo Logística.
Aeroviário
O Aeródromo Municipal José Boso possui 1.264 metros de comprimento de pista asfaltada por 20 metros de largura, aberto para tráfego aéreo e operações visuais (VFR) diurnas e noturnas. O local é destinado a pouso, decolagem e movimentação de aeronaves, ideal para aeronaves executivas e de pequeno porte. O aeródromo fica às margens da Rodovia Osny Mateus (SP-261), sentido Macatuba.
Lençóis Paulista está a apenas 65 km do Aeroporto Estadual Moussa Nakhl Tobias – Bauru/Arealva, localizado na Rodovia Cezário José de Castilho, km 7 - Rio Verde, entre os municípios de Bauru e Arealva.
Aquaviário
O município não possui hidrovia e porto intermodal. Contudo, Lençóis Paulista está localizada a 38km do Porto Intermodal da Hidrovia Tietê Paraná de Pederneiras.
Meio Ambiente
O cuidado com o meio ambiente é um dos eixos centrais da Administração Municipal de Lençóis Paulista.
O município busca promover o aprofundamento das discussões acerca das questões ambientais, que afetam diretamente a qualidade de vida da população. Para mim, está muito claro que
Cuidar do meio ambiente é cuidar das pessoas, tanto as que vivem agora como as que ainda vão nascer.
Uma cidade bem cuidada do ponto de vista ambiental, também é uma cidade com mais saúde, desenvolvimento econômico e que as pessoas se sentem bem em morar e viver. É uma cidade sustentável.
A palavra sustentabilidade está muito ligada às questões ecológicas e de preservação ambiental, mas sustentabilidade é muito mais do que isso. Ser sustentável é olhar a Administração Pública com perenidade. É fazer algo hoje pensando no futuro. Por isso, é essencial que nós entendamos que é preciso levar a sustentabilidade a todos os aspectos da gestão municipal. Sustentabilidade econômica, porque precisamos de uma cidade em que as empresas progridam e que gerem emprego e renda para todos. Sustentabilidade social, porque precisamos pensar no ser humano como um todo, que tem direito à saúde educação, cultura e lazer. Sustentabilidade política, porque não é possível organizar uma cidade sem ouvir as pessoas que moram e vivem nela. E, claro, sustentabilidade ambiental, pois sem ela nenhuma das outras é possível.
Nessa última área, o Governo Municipal tem um olhar especial em primeiro lugar, porque a
Constituição, que é a nossa Carta Magna, a nossa lei maior, diz que todos têm direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado.
Isso pode ser observado em toda a cidade, em programas como os bosques urbanos e pomares comunitários, recomposição da mata ciliar do Rio Lençóis, Córrego da Prata e seus afluentes, e ampliação da arborização urbana de uma forma geral. Desde 2017, o município tem realizado anualmente o plantio de cerca de mil árvores. E também em programas mais complexos, como o Coleta Certa - cujo sucesso começa em casa, com cada morador separando o lixo, passa pela coleta mecanizada dos resíduos orgânicos e recicláveis, melhora as condições de trabalho dos coletores, aumenta significativamente a quantidade de materiais reaproveitados e consequentemente, confere mais tempo de vida útil ao aterro municipal. Dando respaldo às ações práticas, existe uma atuação da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Educação, SAAE e outras entidades, com iniciativas de educação ambiental.
O município realiza uma gestão consciente e responsável dos recursos naturais, do ecossistema e de biodiversidade local para manter essas questões sempre em equilíbrio. O planejamento urbano, em sintonia com o meio ambiente, ajuda a desenvolver uma cidade de forma mais inteligente para propor uma estética urbana que acolha a todos e que respeita os recursos naturais, trabalhando sempre para que o desenvolvimento econômico caminhe ao lado do desenvolvimento sustentável.
Qualidade de vida
Lençóis Paulista apresenta ótimos desempenhos em relação às condições de vida da sua população. Tal desempenho é evidencial pelos índices e indicadores da cidade, já mencionados neste material, que colocam o município em destaque nas esferas nacional, estadual e regional.
Cultura
O município possui expressiva vocação cultural, oferecendo opções culturais que atendem às exigências dos mais variados públicos. Teatro, musicais, orquestras, dança, exposições, festivais e diversos espetáculos são apresentados em Lençóis Paulista durante todo o ano, em uma programação com opções extremamente diversificadas e em sua maioria gratuitas.
Esporte e Lazer
Na área esportiva, o município conta com diversos equipamentos para a prática esportiva e de lazer, além de projetos voltados a toda a população em diversas modalidades.
Lençóis Paulista também tem captado diversos eventos esportivos, tais como os Jogos Regionais, Jogos da Melhor Idade, copas, ralis, corridas, triathlon, duathlon, entre outras competições.
Turismo
Município de interesse turístico.
Certificado como Município de Interesse Turístico pelo Governo do Estado de São Paulo, através através da Lei sob nº 16.566 de 01 de novembro de 2017, Lençóis Paulista integra o grupo composto por 140 cidades do Estado de São Paulo que, devido a esse título, possuem acesso à recursos estaduais para investimento em obras e melhorias de infraestrutura turística.
Para fazer jus a classificação, os municípios devem atender a diversos critérios, entre eles: ter expressivos atrativos turísticos, dispor de meios de Hospedagem, serviços de alimentação, serviços de informação turística, infraestrutura básica, serviço médico emergencial, abastecimento de água potável, coleta de resíduos sólidos, possuir Plano Diretor de Turismo e Conselho Municipal de Turismo.
Lençóis Paulista possui expressivos atrativos culturais, rurais, gastronômicos e de negócios, além de eventos agropecuários de projeção nacional. O município dispõe de serviço médico emergencial, meios de hospedagem, serviços de alimentação e serviço de informação turística. Da mesma forma, possui infraestrutura básica capaz de atender às populações fixas e flutuantes no que se refere ao abastecimento de água potável e coleta de resíduos sólidos. Informações estas evidenciadas no Inventário da Oferta Turística, elaborado a partir do levantamento e identificação dos atrativos, dos serviços e equipamentos turísticos e da infraestrutura de apoio ao turismo existentes no município.
Vocações turísticas
Turismo de negócios e eventos
Em Lençóis Paulista os negócios e eventos são os principais responsáveis pela movimentação de turistas atraídos por competições, feiras, transações, reuniões, entre outras motivações de caráter profissional.
Na cidade estão estabelecidas grandes empresas, inclusive multinacionais, de diversos ramos: alimentos; energia; lubrificantes; hotelaria, celulose; papel; frigorífico; metalúrgico e siderúrgico; madeira; embalagem; tecnologia; bebidas artesanais, entre outros. Além disso, os investimentos anunciados e em implementação têm colocado Lençóis em posição de destaque.
Lençóis abriga feiras de projeção nacional: FACILPA, Expovelha e Exporquídea. A FACILPA, mais destacada, é uma das maiores feiras agropecuárias do país, reúne elevado público e atrações: shows, exposições, praça de alimentação, parque de diversões e sedia os maiores circuitos de rodeio profissional do Brasil. Destacam-se também os eventos esportivos e culturais que têm atraído considerável fluxo de turistas para Lençóis.
Turismo cultural
Lençóis Paulista é conhecida como "Cidade do Livro" por possuir um acervo de livros em sua Biblioteca Municipal maior do que o número de habitantes.
O município possui notória vocação cultural, contanto com expressivos atrativos, onde destacam-se a
Biblioteca Municipal “Orígenes Lessa”, Biblioteca “Monteiro Lobato”, Bibliotecas Ramais I, II e III, Casa da Cultura “Maria Bove Coneglian”, Espaço Cultural Cidade do Livro, Museu Alexandre Chitto, Memorial de Alfredo Guedes, Orquestra Municipal de Sopros “Maestro Agostinho Duarte Martins” e Teatro Municipal “Adélia Lorenzetti”.
Também é realizado anualmente o Festival Integrado de Literatura de Lençóis Paulista (FILLP), evento que conta com lançamento de obras literárias, diversas atrações teatrais e musicais, e ainda feiras de troca de livros.
Todos esses atrativos compõem uma oferta turística diversificada de atividades e eventos culturais aos seus visitantes.
Turismo rural
Entre as potencialidades turísticas de Lençóis Paulista está o turismo rural que conta com propriedades que vão desde a pesqueiros, restaurantes rurais, até a produtoras de presunto parma e bebidas artesanais, tais como vinhos, suco de uva e cachaças premiadas internacionalmente.
Algumas propriedades rurais ainda proporcionam aos seus visitantes a experiência de conhecer os empreendimentos, sua história e, em alguns casos, sua plantação, seu processo de fabricação e ainda realizar colheita e compras em seus armazéns.
Turismo gastronômico
Lençóis Paulista é conhecida como a Terra da Cachaça e tem a aguardente como bebida típica, sendo referência na sua produção desde o surgimento das primeiras plantações de cana-de-açúcar e dos engenhos no interior de São Paulo. Atualmente, no mercado é possível encontrar cachaças tradicionais e, até premiadas internacionalmente. Cervejas e chopes artesanais também são produzidos aqui por microcervejarias locais. Possuímos também uma propriedade rural que produz vinho, suco de uva e presunto parma artesanal, que oferece ainda itens de comércio diferenciado em seu armazém, o “colhe e pague” das uvas da propriedade, além de possuir um restaurante de culinária italiana. Por aqui o visitante encontra ótimas opções de restaurantes, que oferecem pratos diversificados e para todos os gostos.
Fonte: Prefeitura de Lençóis Paulista